Muitas mulheres têm dúvidas sobre esse assunto, pois tem muitos mitos sobre amamentação e atividade física. Isso gera uma confusão na cabeça das mães.
Ainda na gestação já começa alguns receios sobre atividade física, vários estudos comprovam que atividade física na gestação diminui o risco de nascimento prematuro, auxilia no retorno venoso dos membros inferiores ( retenção de líquidos), controla o ganho de peso, contribui no parto e recuperação no pós parto.
Adquirir o e-book: MOVIMENTE-SE NA GRAVIDEZ
No pós parto com toda a mudança de rotina da casa, cuidados com o bebê e recuperação da mãe é comum se sentir exausta, a atividade física irá ajudar na disposição e no aumento da auto estima.
Antes de começar ou retornar as atividades é muito importante que seu médico tenha liberado à prática dos exercícios e sempre tenha acompanhamento de um profissional da área.
ALGUNS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NO PÓS PARTO
- Aumento gradual da resistência aeróbica, redução de desconforto e complicações de cicatrização (cesariana)
- Melhor controle na perda de peso
- Prevenção de sobrepeso e obesidade
- Aumento da força muscular para realização de atividades diárias e nos cuidados com o bebê
- Aumento da densidade mineral óssea e prevenção da osteoporose
- Melhora o humor
- Aumenta auto estima
Conheça o: PROGRAMA BARRIGA ZERO NO PÓS PARTO
Amamentar emagrece ?
A mulher que amamenta tem um gasto energético entre 500 e 900 calorias para produzir um litro de leite. Ao conciliar a atividade física a sua rotina, a alimentação e a hidratação precisa ser redobrada. Não foque em emagrecer ou recuperar o nível basal físico que tinha antes da gravidez. A produção do leite já proporciona uma perda calórica muito grande e, como benefício, uma perda de peso, amamentação é de extrema necessidade calórica para a produção do leite. Não se nutrir adequadamente pode comprometer a qualidade do leite em relação a caloria e valor protéico.
E-book 15 Receitas de Suco Detox
Algumas dicas para quem amamenta e vai se exercitar:
- Hidrate-se muito bem
- Amamente antes de malhar para maior conforto, pois com a mama cheia pode causar incômodo ao se exercitar
- Use um sutiã ou top com boa sustentação;
Referência
Carey GB, Quinn TJ 2001, Exercise and lactation: are they compatible? Can J Appl Phys 26(1): 55–74.