Infância e Tecnologia

Muito se tem alertado do cuidado que se deve ter em expor seu filho nas redes sociais. É muito importante saber usar esse elemento com ética e responsabilidade, pois afinal é o seu bebê que está sendo exposto para várias pessoas. 

 

E você deve lembrar que tudo que você publica nas redes sociais vai ficar na internet, então basta alguém pesquisar o seu nome e todas as coisas que você colocou na rede vai aparecer.

 

O grande ponto que por mais inofensiva que seja sua intenção de publicar a foto do seu filho pequeno, isso pode trazer uma consequência pro seu filho no futuro. Os pais precisam compreender sua responsabilidade, tendo em vista que o mundo está cheio de armadilhas.

 

Leia também Educação não violenta

 

As crianças não podem discernir os perigos ocultos nas redes sociais, e os pais devem ficar mais cuidadosos ao lidar com as ferramentas digitais, afinal, é dever dos pais garantir a segurança dos filhos.

 

Você deve lembrar que esse compartilhamento vai ser visto pelo mundo, então se pergunte para quem você quer mostrar essa foto, qual a finalidade da postagem e se perguntar sinceramente como é que seu filho vai se sentir quando ele for um adulto e ver uma foto dele de cueca ou de calcinha nas redes sociais ou até mesmo quando bebês usando fralda?

 

O importante é parar um pouco, pensar sobre o uso e o reflexo que isso vai gerar na criança no futuro. Isso nos faz refletir que existe vida fora do mundo digital, precisamos viver uma vida real, especialmente as crianças precisam disso.

 

Existem muitas pessoas que seu mundo já virou digital, que elas vivem nas redes com seus dispositivos nas mãos, quase que 24 h, isso faz parte da realidade do adulto, porém devemos lembrar que uma criança em desenvolvimento não está fazendo essa opção, ela está sendo meio que empurrada para o mundo digital, isso não é bom, pois a criança tem que receber insights do mundo real, e muitas vezes os pais estão tão mergulhados no mundo digital que esquecem que eles têm que levar os filhos para viver no mundo real.

 

Saiba mais A importância do pai no desenvolvimento da criança.

 

Como você pode fazer isso? Quando você for levar seu filho à pracinha para brincar deixe seu celular em casa, compartilhe o máximo de tempo com ele. Sabemos que o mundo digital já faz parte da nova geração, e é difícil não querer registrar cada momento. Entretanto, a criança precisa brincar, correr, dar cambalhotas, mergulhar na água, se sujar na areia, brincar com outros coleguinhas na pracinha de pega a pega, de pula corda.

 

Os pais devem estabelecer limites desde do início, para que surpresas não apareçam no meio do caminho. Certa vez, uma mãe trouxe sua filha ao consultório, com a queixa que a menina não dormia. 

 

Ao indagar sobre a rotina da família, a mãe relatou que enquanto todos iam dormir, a menor ficava até por volta de 3h da madrugada acessando a internet no tablet. O mais chocante é saber que a menina tinha apenas 7 anos idade! 

 

O que uma criança com essa idade fica fazendo ou vendo sozinha na rede? Infelizmente, só vemos aumentar o índice de pedofilia, tráfico de drogas e sequestros, e precisamos proteger nossos pequenos.

 

O importante é entender que certas ferramentas podem ser utilizadas a nosso favor, sem exagerar no consumo. Viva mais o real, aproveite o momento em que está em casa para brincar com seus filhos, ouça-os. 

 

O tempo passa muito rápido e o crescimento deles também. Mais importante do que as fotos publicadas nas redes sociais são as memórias que você vai deixar gravado na mente deles.

 

Leitura imperdível: “Movimente-se na Gravidez (clique)

 

Se esse conteúdo foi útil para você, curta, compartilhe e deixe um comentário!

  

Por Rosielle Pegado

Facebook Comments

Deixe um comentário