A importância do pai no desenvolvimento da criança.

Não é de hoje que sabemos que a presença do pai é muito importante, e cada vez mais estudos mostram a profundidade, a intensidade e a importância dessa presença.

Infelizmente por causa do excesso de trabalho o papel do pai em muitos casos é negligenciado, embora estudos mostrem que a participação do pai na criação do seu filho ajuda na própria saúde mental dele.

É bom lembrar que o pai tem uma função muito importante de apoio à mãe quando o bebê nasce, de prover não só financeiramente um ambiente mais tranquilo e seguro para que a mãe cuide da melhor forma daquela criança.

Leia também PLANEJE PARA IR AO PEDIATRA

Os estudos estão cada vez mais focados na relação direto pai e bebê. E hoje já sabe que o pai que é mais carinhoso, atencioso, que conversa com o filho, mesmo ele ainda dentro da barriga da mãe, ele aumenta a chance desse bebê se desenvolver em sua linguagem de forma mais rápida, de ser mais sociável na adolescência. 

Algumas pesquisas mostram que adolescente que são mais persistentes aprenderam isso com o pai. Isso mostra que o papel do papai é muito mais importante do que só dar apoio.

O Bebê, mesmo no útero reconhece a voz do pai, isso tudo tem um impacto muito importante que não é só secundário. O interessante é mostrado pelas pesquisas que o homem tem uma mudança hormonal ao longo da gravidez, próximo do parto e depois do parto, por exemplo, diminui o nível de testosterona no homem, geralmente esse hormônio está ligado à agressividade, comportamento de risco. 

Leitura imperdível: “Movimente-se na Gravidez (clique)

Essa mudança ocorre, para ajudar os pais a se ajustarem aos cuidados do neném. Isso ajuda a aprofundar o vínculo do pai com o bebê e vínculo com a mulher.

Aos poucos, ele também vai desenvolvendo um papel muito importante que é de levar a criança pra vida, pra realidade, pra desbravar o mundo, pra se arriscar. Isso é extremamente necessário. A mãe latina, principalmente a mãe brasileira, tem uma tendência à superproteção, que se for em demasia é ruim para o desenvolvimento da criança.

Os filhos trazem para os pais desafios e questões a serem respondidas, e deixar de aproveitar essa fase de descobertas é um tremendo desperdício. Repensar o que é mais importante na vida, em função do nascimento e crescimento do filho, é um exercício frequente neste momento, especialmente para o homem, que ainda está no período de transição.

Saiba mais O cérebro da criança: 12 estratégias revolucionárias para nutrir a mente em desenvolvimento do seu filho e ajudar sua família a prosperar

Quando o homem se torna pai, ele tem uma oportunidade única de repensar seus objetivos e metas de vida, visões que possui de si mesmo, como será sua vida, agora que ele é um modelo para criança, o que que vale para ele, o que não vale mais. 

Podemos perceber que a importância do pai na vida dos filhos, principalmente nos primeiros momentos, é muito mais do que ajudar trocar fraldas e pagar as contas no final do mês

Se esse conteúdo foi útil para você, curta, compartilhe e deixe um comentário!

Por Rosielle Pegado

Deixe um comentário