Por Adilma Maranhão
Sabemos que existem alguns mitos em relação à atividade física durante a gravidez, e como educadora física e também mamãe da Agatha e da Alexia que está por vir quero neste texto ressaltar a importância das mamães permanecerem ativas durante essa doce espera.
Quando minhas alunas engravidam sempre me perguntam se poderia estar fazendo atividade física. Sendo assim, para tirar essa dúvida és a resposta: Pode sim! Se ela não tem nenhuma complicação na gravidez, poderá fazer atividades físicas sim!!
O aumento do apetite é inevitável e faz parte do processo, levando ao excesso de peso durante a gestação. Por isso é muito importante se manter ativa e praticar exercícios físicos nesse período e no pós parto.
Lógico que tem que haver uma parceria entre profissionais. Se o obstetra liberar para atividades e um bom acompanhamento do profissional de educação física.
Se a mulher já tinha o hábito de praticar alguma atividade física poderá continuar fazendo com algumas adaptações dependo da atividade.
No meu caso prático musculação, meu obstetra pediu para evitar exercícios de impacto e diminuir na carga, então optei por exercícios funcionais onde utilizo o meu próprio corpo, quando uso alguma carga é sempre uma carga leve.
BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS NA GRAVIDEZ
Ajuda a manter o peso na gestação
Mantém a disposição
Evita sobrepeso no bebê
Diminui risco de hipertensão, diabetes e pré- eclampsia gestacional
Falando em fazer exercícios na gravidez, elaborei um e-book voltado especialmente para gestante com exercícios práticos, simples e eficazes que tem ajudarão a manter o peso na gravidez e o melhor pode ser feito em qualquer lugar. Ficou curiosa ? Clique aqui e obtenha mais informações!
Qual atividade você costuma fazer ( ou fazia) na gravidez? Deixe nos comentários, vamos adorar saber!